segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A ORAÇÃO DO " PAI NOSSO " Final

“Pois teu é o reino e o poder e a glória para sempre . AMÉM.”

   Assim ao darmos glória a Deus, depois de lhe pedimos por coisas tão essenciais e sublimes, colocamo-nos em sintonia com o povo de Deus do passado e ao mesmo tempo já antecipamos o  aleluia que os remidos entoarão no reino eterno, assim como se revela em  Apocalipse 4.11: ” tu, Senhor e Deus nosso , és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas."

Tu és o Deus eterno e Todo-poderoso, e nós temos a confiança filial de que tens o poder e também a vontade de nos dar o que teu Filho nos mandou pedir. O ”pois” nos coloca, assim, dentro da lógica da fé que nos leva á adoração, o que é também a lógica de qualquer teologia autêntica. A lógica da ciência vai acabar. A lógica que resulta em adoração vai durar para todo o sempre.     
 
Este “pois” tira os argumentos do diabo que nos acusa na presença de Deus. Pois Deus demonstrou poder e a glória de seu amor na vida e na morte de seu filho Jesus Cristo, e com isso abriu espaço para o nosso louvor.

”A palavra hebraica tem raiz comum com o verbo crer, confiar. É como se disséssemos: Assinamos embaixo. É  coisa para valer”.
A palavra “amém” nas escrituras sagradas comumente não é usada para encerrar uma oração. O Pai Nosso é a única exceção. Jesus várias vezes usa o termo para enfatizar o que quer dizer “amém eu vos digo,” como em Mateus 18.3 traduzido tradicionalmente com “em verdade vos digo” O “amém”, assim penetra e permeia toda a pregação do evangelho de Jesus. Éo signo e o selo da fidelidade de Deus e da verdade do evangelho. Neste sentido, a palavra até poderia ser usada para iniciar uma oração.


APLICAÇÃO MINISTERIAL

O "novo", em nossa prática cristã, seja em qual área for, sempre sofre resistência. Embora a oração do Pai Nosso tenha sido ensinada há mais de dois mil anos, para muitas comunidades e igrejas essa Oração é considerada uma “inovação”, e isso deve-se à falta de ensino por parte dos líderes e Pastores destas instituições.
 Se o povo não ouve falar de determinados assuntos na igreja, permanecerá ignorante acerca de conteúdos e doutrinas importantes. A Oração do Pai Nosso é um destes casos. Parece um contra-senso, que uma Oração tão importante e antiga como essa, esteja sendo relegada a um plano secundário.

Particularmente é a primeira vez que tenho contato com uma obra abordando este assunto.
Recentemente, enquanto concluía este trabalho, ensinei, pela primeira vez na igreja sobre esse assunto, e. no final do culto, colocamos em prática. Embora para alguns soasse estranho, de início, em seguida passaram a sentir-se mais à vontade para orar o Pai Nosso. Incentivei-os a prosseguirem orando e incluindo em seu devocional, a oração do Pai Nosso, e eu, estou me esforçando para fazer o mesmo, mas já avancei um pouco. Graças a Deus.


Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário