segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A ORAÇÃO DO " PAI NOSSO " Parte 3

"Santificado seja o teu nome"

   Há duas noções erradas que precisam ser esclarecidas, antes de refletimos sobre frase da oração Dominical. A primeira diz respeito ao nome de Deus. Na Bíblia, especialmente no AT,diversos nomes são atribuídos a Ele, cada um revelando uma particularidade de seu caráter, porém, não é um nome comum, como o que os seres humanos recebem quando nascem.
O  nome Jeová, com que o povo de Israel tratava o seu Deus, por exemplo, não é nome, pois significa “Eu sou o que sou”,ou seja, Ele estava dizendo para Moisés que o Deus verdadeiro não cabe no vocabulário e nem na nomenclatura dos humanos. Portanto, nome de Deus na Bíblia significa o mesmo que o próprio Deus, em pessoa.
Jesus não nos quer precaver só contra o uso leviano do nome de Deus. O horizonte dele é o evangelho, a boa mensagem, que não se limita a proibir, mas
que antecipa a salvação definitiva.
   Podemos dizer que ‘santificar”, de nossa parte, tem a ver tanto com nosso olho e nosso coração como tem a ver com o brilho santo que irradia de Deus. Santificar é deixar Deus ser Ele mesmo, deixar que seja nosso querido pai, e não tentar moldá-lo segundo nossos caprichos. Enfim, santificar é um processo, que acontece de “cima para baixo” e não, de “baixo para cima”. Santificamos o nome de Deus permitindo que ele nos santifique.
Mas como podemos sintonizar nosso coração pecador, com o coração santo         
de Deus? Nos damos conta que, sem a mediação de Jesus Cristo, jamais conseguiremos fazer esta oração.