domingo, 13 de fevereiro de 2011

VOLTAR AO PRINCÍPIO




Hoje é um dia incomum, não porque que o sol tenha voltado a brilhar ou o céu, recuperado seu tom azul. É que uma luz começou a brilhar fim do túnel, quase imperceptível, mas que se intensifica à medida em que o tempo vai passando. É um momento importante, para ser não apenas vivenciado, mas sentido, desfrutado e mantido. Mas esta é a parte mais difícil! Porque é importante voltar ao princípio de tudo. Que “princípio” é este e por que voltar a ele?  São perguntas que exigem  respostas francas, que serão dadas passo a passo, após profunda reflexão.  

 Sempre que iniciamos um projeto, o fazemos com empolgação, entusiasmo e com o propósito de levá-lo até o fim. No entanto, a jornada apresenta obstáculos, percalços e desafios, que nos levam a concluir - precipitadamente - que nosso objetivo talvez não  seja alcançado. Nesses momentos, nossa resistência é testada e nossos verdadeiros motivos, pesados na balança da verdade. Nem sempre resistimos o suficiente para ir até o final. Sentimo-nos momentaneamente derrotados, quase sucumbimos diante de nossas incapacidades e limitações. Mas apesar do aparente fracasso, uma pequena faísca persiste em se manter acesa, quase que invisível, aguardando apenas que um vento suave sopre e a faça incendiar-se novamente.

  Nem sempre damos a devida importância ao que é aparentemente “pequeno”; ignoramos que a pequenez de algo não o anula ou o invalida, tão pouco o exclui. Muitas vezes, por trás de pequenas coisas ou pessoas, escondem-se grandes tesouros, valores inestimáveis, difíceis de serem recuperados, quando perdidos.

Certo dia ouvi a história de uma mulher, que durante muitos anos guardou dentro de seu velho colchão as economias de toda a sua vida -milhares de dólares - julgando que estariam mais seguros ali do que em uma instituição bancária. Sua filha, querendo fazer-lhe uma surpresa em seu aniversário, resolveu presenteá-la com o que tinha de mais moderno e confortável. Informou-se daquilo que a mãe mais necessitava e saiu, sem nada dizer. Chegou na loja e, após pechinchar muito com o gerente, comprou um lindo colchão. Três dias depois, a loja entregou o presente. Sem que a mãe notasse a movimentação dentro da casa, a filha pegou o velho e rasgado colchão e despachou-o para o aterro sanitário da cidade, desconhecendo o seu valioso conteúdo. A mãe ao receber o presente, sorriu satisfeita, porém, tomada pela curiosidade e um tanto aflita, perguntou o que ela havia feito com o antigo. Ao tomar conhecimento do destino dado ao velho “companheiro”, mal podia acreditar. Teve uma crise de choro e quase infartou. Perdera tudo e não tinha a menor esperança de algum dia poder recuperá-las. Mas felizmente sobreviveu, com a ajuda e a solidariedade de familiares e amigos. 

Às vezes fazemos isto também. Conscientes ou não, descartamos o “velho” sem considerar o que pode estar guardado em seu interior.
  Quando nos distanciamos do ideal proposto por Deus, para abraçar nossos próprios ideais, percebemos quão  apáticos e vazios nos tornamos.  Ignoramos que os projetos divinos são mais elevados e têm repercussão na eternidade! Ao tentarmos substituir o divino pelo terreno, o eterno pelo temporal, entramos num labirinto escuro, cuja saída dificilmente será encontrada, a não ser pela intervenção do próprio Deus.
Quando tentamos fazer de conta que não é conosco, só enganamos a nós mesmos, além de entristecermos ao Senhor. Mais cedo ou mais tarde Ele acertará as contas, como o fez com o profeta Jonas.

   O caminho de volta nem sempre é trilhado com sorrisos, sem reclamações ou protestos, mas não há outra forma de aquietar o próprio coração e alegrar o do Criador; de alinhar nossa vontade, propósito e sonhos com os Dele. Retornar ou prosseguir assim mesmo. A escolha é sempre nossa. Feliz é aquele que procura harmonizar seus projetos com os de Deus; que prioriza o Reino Celestial, colocando os seus próprios interesses à mercê do Eterno Pai. Esses jamais se arrependerão e ainda serão recompensados pelo que fizeram.
 DEUS É FIEL!  DEUS SEJA LOUVADO!


                                     


"É proibida a reprodução total ou parcial sem a autorização do autor"