terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O QUE PASSOU, PASSOU!


O caminho que tens à frente é mais importante que o
   que você deixou pra trás.


Se eu pudesse, retornaria no tempo, revisaria certas decisões e escreveria uma nova história. Por exemplo:

não trilharia certos caminhos que trilhei, nem agiria sem refletir. Evitaria abrir o coração para algumas pessoas; não confidenciaria determinados assuntos; controlaria melhor o temperamento; ponderaria mais os fatos; seria menos severo; me concentraria mais nos alvos; escolheria melhor  os confidentes; selecionaria melhor as amizades; aplicaria mais a inteligência aos estudos, à leitura e a arte de  escrever. Superaria os próprios limites; desviaria do comodismo; perdoaria com mais espontaneidade; me prepararia melhor para a vida a dois; brindaria a família com mais atenção; dialogaria mais com o filho; cuidaria melhor da esposa; seria um marido melhor, mais presente, mais participativo; um pai mais dedicado e amigo. Fugiria do pessimismo; aproveitaria melhor o tempo livre; não seria tão desconfiado e acreditaria mais nas pessoas. Não seria tão crítico; ofereceria mais oportunidades aos outros; silenciaria e ouviria mais; seria menos difuso e mais objetivo; mais justo. Abandonaria o perfeccionismo; não exigiria esmero dos outros; consentiria com a crítica; enfrentaria situações adversas e os desafios com mais confiança; não desperdiçaria tempo com futilidades; procederia com mais equilíbrio; sorriria mais; seria mais descontraído; enalteceria as qualidades do outro; toleraria os defeitos; defenderia causas sociais; buscaria objetos que perdi; viveria mais intensamente o amor; evitaria preocupações descabidas; sonharia mais; seria mais altruísta; emudeceria ante a ignorância de alguém; não discutiria tanto a relação, mas procuraria ceder e conciliar; contemplaria a vida sob a ótica divina. Suportaria calado a própria dor; visitaria mais pessoas no hospital; cultivaria a amizade com os vizinhos; me anteciparia aos fatos; faria acontecer; transmitiria conhecimentos a outros; teria mais iniciativa, seria mais proativo, persistente e previdente; daria mais atenção a aparência pessoal; refletiria mais no amor de Deus; lutaria mais pelos meus direitos; teria mais disciplina pessoal; teria hábitos alimentares mais saudáveis; praticaria mais esportes e procuraria manter a forma; estudaria matemática; cultivaria a união com meus irmãos de sangue; fortaleceria os laços fraternais; investiria nos talentos naturais.

Se realmente fosse possível voltar no tempo, estaríamos diante da  maior e mais extraordinária oportunidade de corrigir a trajetória percorrida, de recomeçar do zero. De acertar! Mas...o que passou, passou!! Não tem volta! 

Diante da impossibilidade de esta  história ser novamente escrita, resta-nos aprender com os erros cometidos e procurar viver da melhor forma possível, cientes de que a vida não costuma dar uma segunda chance. Portanto, é preciso manter os "pés no chão", fundamentar-se no “concreto”, no “palpável”, no “tangível”, sem abandonar a fé, é claro! Porque o resto... o resto não passa de mera conjectura e pressuposição. 




"[...] mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Fp 3.13,14. (ARC)