domingo, 8 de maio de 2011

AS TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO TEOLÓGICO - Resumo


   Vivemos um novo tempo e precisamos nos preparar para ele. Não temos mais professores nos moldes do passado. Para aquele contexto, a forma como ensinavam e a metodologia que utilizavam, atendia às necessidades e cumpriam os objetivos propostos. Hoje temos apenas duas alternativas: encarar que vivemos num novo momento ou simplesmente, estagnar, parar no tempo.

  Fomos chamados por Deus para levar nossos alunos a uma aprendizagem mais eficaz. Nosso objetivo principal deve ser o de fazer sempre o melhor. Esse novo tempo se caracteriza por novos paradigmas. Novos modelos geralmente exigem análise e mudanças, mudanças positivas que vão agregar valores à nossa meta principal, que é o aluno. Ele precisa aprender. Mas nem sempre é fácil mudar, isso implica em abrir mão de algo que se está acostumado a fazer por longo tempo. Outro objetivo a ser alcançado deve ser o de apoiar e dar suporte.

   Mas o professor também precisa ser avaliado. Infelizmente fazemos parte de uma geração que não lê. A decisão de mudar implica, obrigatoriamente, sair da “zona de conforto”. Mexer com tecnologia vai dar trabalho. Fazer melhor sempre é mais trabalhoso. Já, fazer de qualquer maneira é mais cômodo e não exige esforço algum.

Todos nós fazemos bem determinadas coisas, mas existem áreas que não dominamos, assuntos que não temos habilidade para abordar e, nesses casos, buscar preparo individual passa a ser uma necessidade e um grande desafio.

Mas a grande questão é: queremos nos preparar? Buscar preparo implica em precisar do outro, e não, tentar fazer as coisas isoladamente. É preciso ter humildade para pedir ajuda a quem já está familiarizado com a matéria.

   Os recursos tecnológicos devem ser vistos como recursos auxiliares numa aula, e não seus substitutos. São ferramentas que podem tanto ajudar como atrapalhar, dependendo da maneira como for utilizado. Nenhum preparo, por melhor que seja, pode prescindir de ajuda.

As novas tecnologias integram a sala de aula com o mundo, derrubam barreiras e limites, estimulam a autonomia. Como professores, nossa sala de aula precisa reproduzir ao máximo os ambientes em que os nossos alunos vão atuar. Mas o seu uso deve equilibrar autonomia e suporte. Não apenas usar a tecnologia, mas mostrar como fazer; não apenas dizer o que fazer. É preciso acompanhar, porque as pessoas aprendem de formas diferentes. Uns necessitam de mais atenção que outros. É preciso estar ao lado do aluno quando ele precisar de apoio.

   Quando as pessoas pensam a respeito de novas tecnologias, têm a idéia de “atalhos”, de “caminho fácil”. Mas o seu uso visa apenas flexibilizar seu tempo, para que este possa ser usado com/ou, em outras coisas; proporcionar uma atenção maior em outras áreas. Portanto, não tem caminho fácil! O uso de tecnologias não é sinônimo de atalhos.

É preciso estar preparado para persistir. A motivação maior para isto é a convicção de que vai dar certo. Portanto:

a.     Planeje suas aulas e a utilização dos recursos tecnológicos com a “cara e a coragem”. Isso é fundamental.
b.    Monte a sua base de suporte. Ex: apostila, e-mail, etc. Seu aluno precisa saber como fazer o que acabou de aprender.
c.    Organize os recursos. (Assista ao filme, vídeo,  antes, Verifique a fonte antes de fornecer aos alunos)

   É preciso que as Novas tecnologias sejam usadas como instrumento, e não deixem de ser  inclusivas.



 Resumo da matéria ministrada pelo Profº de Teologia  Dr Uipirangi Câmara,
no Seminário de Atualização, realizado em 02 e 03 de Fevereiro de 2011, na  IEADC Sede.