quarta-feira, 29 de maio de 2013

30 ANOS SERVINDO AO SENHOR JESUS

   
 No dia vinte e nove de maio de 1983, após três meses de preparação e discipulado, ele descia as águas do batismo, no templo sede da AD em Curitiba. Foi o dia mais importante de sua vida! Infelizmente não dispõe de registro daquele momento histórico, mas guarda tudo na memória, como se tivesse ocorrido ontem! Em poucas palavras gostaria de descrever a experiência que mudou sua vida.

Filho de um casal de congregados da AD de Vila Parolin, o segundo filho de uma família de oito irmãos - embora acompanhasse os pais em quase todas as reuniões da igreja - jamais tivera uma experiência pessoal com Jesus. Quando o relacionamento dos pais chegou ao fim, resolveram separar-se, não tendo ideia das consequências que isso traria para os filhos. Wanderlei tinha, então, treze anos. Revoltou-se com o fato, ao mesmo tempo em que passou a fazer tudo o que antes não sentia liberdade para fazer, como resultado de uma criação rígida. Com o pai ausente de casa, perdeu o referencial. Criado apenas pela mãe, aos quinze começou a fumar, a beber e a frequentar discotecas e danceterias. Adorava Rock, e idolatrava os cantores e músicos do Heavy metal. Não parava em casa um fim de semana sequer. Aos dezessete apaixonou-se por uma garota de família católica, de nome Rose, que algumas vezes o levou à sua igreja, para ver se ele mudava seu rumo. Mas, devido à formação que recebera, Wander – como ela o chamava carinhosamente - sentia-se “deslocado” quando lá entrava. Nada preenchia o vazio que havia em seu ser. Aos dezoito, passou a frequentar bares, pois agora era maior de idade e “dono do seu nariz”. Mas antes que se aprofundasse naquela vida, um fato inesperado mudou completamente sua história e seu destino.

Num tempo em que se dava muita ênfase aos estudos bíblicos nas Assembleias de Deus e as conversões eram geralmente acompanhadas de uma transformação radical na vida dos que se entregavam a Cristo, Wanderlei foi convidado por sua mãe a ir à igreja onde congregava para assistir ao encerramento de um desses estudos. Inicialmente negou-se a ir, mas por insistência de sua namorada acabou cedendo, não tendo a menor ideia do que o aguardava naquela noite! Cabisbaixo e um tanto envergonhado – já que na infância havia frequentado aquela igreja em companhia dos pais e a maioria das pessoas o conhecia – entrou, procurando não despertar a atenção. Sentou-se o mais distante possível da vista das pessoas. O ministrante da Palavra era um pastor chamado Max, que estava ministrando um estudo com figuras, ilustrando a situação do coração do ser humano. Durante a ministração a atenção do jovem fixou-se na figura que apresentava o coração de um desviado, que, além do espírito mal que saíra dele anteriormente e retornara, outros sete espíritos piores que ele habitavam agora nessa pessoa. Wanderlei começou a refletir sobre aquilo. O quadro tinha tudo a ver com sua vida. Inesperadamente as lágrimas brotaram em seu rosto! Não conseguia parar de chorar! Porém, permaneceu ali, imóvel, sem esboçar reação alguma. O pastor, então, fez um convite, seguido de uma indagação bíblica: “Louco! se hoje pedirem a tua alma, o que tens preparado, para quem será ?” Essa palavra atravessou-lhe o coração como flecha! A essa altura ele já havia decidido entregar-se a Cristo, mas não tinha forças para ir à frente. De repente um irmão que estava assentado no banco do coral saiu e veio em sua direção. Ao chegar  disse: Jovem, o Senhor te chama hoje! Vem, que eu te acompanho até o altar. Lentamente Wanderlei o seguiu, dirigindo-se pelo corredor estreito da velha congregação do Parolin, apoiando-se nas pilastras que sustentavam o teto do templo até o altar. Ao chegar, ajoelhou-se em prantos, e ao levantar-se sentia profunda paz na alma e uma alegria indizível!. Tudo ao seu redor havia mudado. Já não era mais a mesma pessoa. Wanderlei finalmente tivera um encontro com o Senhor Jesus!
Ainda diante do altar, foi abraçado carinhosamente por várias pessoas, que já o conheciam, entre eles Rosalvo Macedo (In memoriam) e a esposa Cândida Macedo, que muito oraram para que um dia Jesus o salvasse. Foi uma noite inesquecível!

Agora, Wanderlei tinha pela frente seu primeiro desafio: seu namoro. A moça não era convertida ainda. Como prosseguir assim? Orou e pediu orientação a Deus. Não queria tomar qualquer iniciativa que pudesse fazê-la sofrer. Na primeira semana de convertido ambos se encontraram como de costume, nas ruínas de São Francisco. Qual foi sua surpresa quando ela fixou-lhe o olhar e disse que ele havia mudado “muito”, que não era mais a mesma pessoa; que até seu jeito de olhar era diferente, e, assim não dava mais para continuar.  Inesperadamente ela decidiu pôr termo ao namoro, que já durava nove meses. Deus tinha ouvido a oração do rapaz. Sentia-se aliviado e agradecido. Agora Wanderlei podia preparar-se para o batismo.

No ano seguinte (1984), ainda inexperiente e solteiro, foi convidado por seu dirigente – Pb Noroé de Oliveira Quadros (in memorian) - a integrar o quadro de cooperadores da congregação. Em Janeiro desse ano, após buscar durante doze meses, o jovem recém convertido recebia o batismo com Espírito Santo, no último dia do 17º Congresso Anual da UMADC. Começava ali sua trajetória ministerial.
 Bodas de Prata - 17/05/2011

O tempo passou e ele soube que sua ex-namorada havia aceitado ao Senhor Jesus e sido batizada. Wanderlei ainda a amava e sentia que sua história com ela não havia terminado. Passaram a encontrar-se com frequência e, após orarem buscando a direção do Senhor, decidiram reatar o relacionamento. No ano seguinte (1985) noivaram e seis meses depois, no dia 17 de maio de1986, entraram na mesma igreja, para trocarem alianças e receberem a bênção do Senhor em seu matrimônio. Cinco meses depois sua esposa engravidou, e, no dia 01 de Julho de 1987 nascia seu primeiro e único filho, Diogo, que foi apresentado ao Senhor no dia 13 do mesmo mês e ano.

Wanderlei foi ordenado ao diaconato em 01/05/93; ao presbitério em 12/12/98 e, em 29 de Outubro de 2009, a Evangelista. Era o Senhor honrando e cumprindo as promessas feitas quando de sua conversão.

Ao longo desses trinta anos teve o privilégio de cooperar em várias congregações do campo  Ministerial de Curitiba, entre elas: V. Parolin (a igreja mãe -1983-1992), Vila Lindóia (1992-1995), Diadema 2 (1995-1996), B.Novo 1 (1996-2006), V.Osternack 1 (2006-2009) e Jd São Carlos (2009 á atual), estas duas últimas como Dirigente. Foi ainda: Líder da Mocidade (em todas as congregações porque passou)líder de evangelismo, secretário, baixista, maestro de vocal, líder Distrital de Jovens (1991-92), Coordenador Regional da UMADC(1999-2000); profº da EBD, coordenador de discipulado, Coordenador de Adolescentes; 2º Dirigente de congregação; dirigente de ponto de pregação; líder de MMI (Ministério com casais), sempre respeitando as orientações de seu pastor local.
   
Congregação que dirige desde 2009
 Só tenho a agradecer a Deus pela chamada e pelo cumprimento de suas promessas. Pelo incentivo e apoio de minha família e amigos, sem o qual não teria chegado até aqui; pelos dirigentes que acreditaram em meu ministério e me apoiaram; pelas igrejas por onde passei e por todos que sempre oraram e me incentivaram.

Sei que ainda há  muito o que fazer para o Senhor e os desafios sempre farão parte dessa caminhada, mas eu sei em quem tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para me guardar até aquele dia e que jamais me abandonará.

Como Samuel posso ousadamente dizer: “Até aqui me tem ajudado o SENHOR”. 1 Sm 7.12b.