quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A MORTE DO CRISTO E


"Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E inclinando a cabeça, rendeu o espírito." Jo 19.30

A morte vicária e expiatória de Jesus na cruz,  é o maior  acontecimento  já registrado em toda a história. Ele cumpriu integralmente a justiça de Deus, que exigia um sacrifício perfeito, realizado por alguém irrepreensível, inculpável  e sem pecado. Ninguém mais poderia tê-lo feito. Somente Jesus. Através de sua morte, deu a todos, indistintamente, acesso ao perdão, à reconciliação e à comunhão com o Pai. Quem nele crer não será confundido!


A respeito do versículo supracitado, encontramos o seguinte comentário:
"Até aquele momento, a expiação dos pecados era feita por meio de um sistema sacrificial complicado. O pecado separa as pessoas de Deus; somente pelo sacrifício de um animal - um substituto do pecador - este poderia ser perdoado e ser considerado limpo diante de Deus. Mas as pessoas pecavam continuamente; assim os sacrifícios eram frequentemente exigidos. No entanto, Jesus tornou-se o supremo e derradeiro sacrifício pelo pecado. A palavra "consumado" significa "completamente acabado", nossa dívida foi paga. Jesus veio para consumar a obra de Deus, a salvação ( 4.34; 17.4 ), a fim de pagar o preço, cumprir a pena total por nossos pecados. Por meio de sua morte, o complexo sistema sacrificial teve fim, porque Jesus levou todos os pecados sobre si. Desde então, podemos aproximar-nos livremente de Deus por causa do sacrifício que Jesus fez por nós. Aqueles que crêem na morte e ressurreição de Jesus podem viver eternamente com Deus e escapar da punição pelo pecado."   
Nota de rodapé da Bíblia de aplicação pessoal - pg.1459
  
Sem querer esgotar o assunto, gostaria de tecer alguns comentários sobre cinco (5) benefícios proporcionados pelo sacrifício de Jesus na cruz: Expiação, Redenção, Reconciliação, Perdão e Remoção da maldição da lei:


1 – EXPIAÇÃO   

 “Expiar”: heb.Kãphar, cobrir, expiar, reconciliar, propiciar, pacificar. Suas formas verbais ocorrem cerca de 100 vezes na Bíblia hebraica. O termo expiação é encontrado pelo menos 16 vezes em Lv 16 (que trata do dia da expiação - Yom Kipur).

"Ato mediante o qual os pecadores são reconciliados com Deus - pela eliminação do pecado, que faz separação entre Deus e os pecadores. O Dia da Expiação, no AT, era um jejum anual, quando o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos para fazer expiação pelos pecados do povo (Lv 16). Os sacrifícios oferecidos no Dia da Expiação purificavam a nação inteira do pecado - até mesmo das transgressões inconscientes. Posteriormente, a morte de Cristo fez a expiação definitiva a favor dos crentes, tornando desnecessário qualquer sacrifício (Hb 9,23-28)."     Fonte:  http://www.bibliaonline.net/dicionario/
           

No N.T temos as palavras gregas hilasmos “propiciação” (1 Jo 2.2; 4.10), e hilasterion “propiciatório” (Rm 3.25; Hb 9.5). Estes termos descrevem o meio (em e através da pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo na cruz pelo derramamento do seu sangue no sacrifício vicário que fez pelo pecado.), pelo qual Deus mostra misericórdia ao pecador que crê em Cristo como único meio providenciado.  
O termo propiciação vem da palavra grega hilaskomai, que era usada entre os gregos com o significado de “tornar os deuses propícios, satisfazer, aplacar, propiciar. O uso desta palavra nunca é usado acerca de qualquer ato através do qual o homem traz Deus em atitude favorável ou disposição graciosa. É Deus que é propiciado pela vindicação de seu caráter Santo e justo.

A expiação tem efeito maior que a propiciação. Esta, indica o abrandamento da ira divina; aquela, o cancelamento de toda nossa dívida. Aprendemos três lições importantes com relação à expiação:

a)    A morte de Cristo é a base da expiação. “Sem derramamento de sangue...”
b)    Na expiação ocorre o cancelamento pleno do pecado com base na justiça de Deus.
c)    O pecador arrependido recebe a restauração de sua comunhão com Deus. 

2 - REDENÇÃO  
   
Oriunda da palavra Grega. Exagorazõ, significa “comprar para fora”, denota “resgatar”, sobretudo, comprar um escravo com vistas a libertá-lo. Redenção, portanto, fala de resgate, libertação.
 Ef 1.7 ; Cl 1.13,14; 1 Tm 2.5,6; Hb 9.11,12 e 1 Pe 1.18-20. Aprendemos com isto que:  
a)   Fomos resgatados/comprados pelo precioso sangue de Cristo e agora somos livres. 
b)  Jesus, ao oferecer-se para morrer em nosso lugar, livrou-nos das garras de Satanás.

3 - RECONCILIAÇÃO


É resultado da expiação; é o reatamento das relações entre partes litigante.
Do  Gr.Katallassõ, significa “mudar, trocar”(sobretudo), por conseguinte, acerca de pessoas. significa “ mudar de inimizade para amizade, reconciliar. 
Em 2 Co 5.18-20 lê-se: “Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo; e, em Rm 5.10,11 : “Fomos reconciliados pela morte de seu Filho”.
Aprendemos com isso que: O Senhor Jesus, com sua morte vicária, reconciliou-nos com Deus, de maneira clara, evidente e definitiva.


4 - PERDÃO


 Ao celebrar sua última ceia, o Senhor Jesus afirmou aos discípulos: "Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.  Ele afirmava que o seu sangue seria a base para o perdão. Ao bradar na cruz "Está consumado" (Jo 19:30), O Filho de Deus estava, portanto, resolvendo de uma vez por todas o problema do pecado. Is  43.25 “Dos teus pecados não me lembro mais”.

Em Rm 3.26,26 lemos: "Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus." 

O apóstolo Paulo ainda escrevendo, agora aos irmãos em Colossos, disse de Jesus: "Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados. Cl 1.14. Em Ef 1.7 afirma: Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça."
Jo 1.9 : “Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo...


5 - REMOÇÃO DA MALDIÇÃO DA LEI 

·     Através da morte de Jesus, o escrito de pesava contra a humanidade foi rasgado.(Cl 2.14). Ele continha as exigências legais da lei do AT, que se opunha aos homens, por exigir o pagamento pelos pecados.

O apóstolo Paulo afirmou em Gl 3.10 "Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las". Mas, no versículo 13 conclui: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.


CONCLUSÃO 

Para experimentar os benefícios da cruz, é necessário o ser humano aproximar-se de Jesus humildemente, e com fé aceitar o sacrifício por ele realizado como sendo o único meio providenciado e aceito por Deus para ele ser salvo.

Finalmente, à pergunta aflita do carcereiro de Filipos, Paulo e Silas responderam: " Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. "  Atos 16.31

Jesus Cristo morreu por nossos pecados, mas ressucitou ao terceiro dia! Aleluia!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário