quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

MUITO DINHEIRO NO BOLSO....



     "Ouçam, agora, vocês ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá." Tg 5.1  (NVI)


   É comum ouvirmos histórias de desvio de dinheiro público, roubo de verba de empresas privadas, ricos fazendeiros que acumulam riquezas explorando trabalho escravo e empresas milionárias com empregados miseráveis. Podemos até achar que o dinheiro só cai em mãos erradas. Mas o dinheiro corrompe o coração com muita facilidade. O amor dedicado a ele destrói vidas.

   Quando o dinheiro se torna o "deus" de alguém, não há justiça em seus atos. Ele deseja ter sempre mais e mais riquezas. O dinheiro passa a ficar acumulado, sem servir para ajudar outras pessoas. Serve apenas para alimentar a ganância do seu possuidor.

   Tiago proclama a insignificância das riquezas, não dos ricos. Dinheiro não é o problema. É o amor ao dinheiro que leva ao mal (1 Tm 6.10) e faz com que algumas pessoas oprimam as outras a fim de conseguir mais riquezas. O apóstolo ainda afirma que esse dinheiro chega a enferrujar e a "sua ferrugem há de se por como testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes"(Tg 5.3). O próprio dinheiro trará desgraça sobre aquele que o adora.  Quem enriquece através de injustiças pode até ficar impune aqui na terra, mas receberá a condenação eterna de Deus.

   Apesar da opressiva evidência contrária, a maioria das pessoas ainda acredita que o dinheiro traz felicidade. As pessoas ricas que almejam uma riqueza ainda maior podem estar aprisionadas a um círculo vicioso que somente termina em ruína e perdição. Mas como manter-se afastado do amor ao dinheiro? O apóstolo Paulo nos dá algumas diretrizes:
1) Entenda que um dia todas as riquezas terão fim (  Tm 6.7,17);
2) Fique satisfeito com aquilo que possui (6.8);
3) Controle o que você está disposto a fazer para conseguir mais dinheiro ( 6.9,10);
4) Ame mais as pessoas do que o dinheiro (6.11);
5) Ame mais a obra de Deus do que o dinheiro (6.11);
6) Partilhe livremente o que você possui com outras pessoas (6.18);

   É fundamental sempre distinguir entre necessidades e desejos. Mesmo tendo tudo o que precisamos para viver, podemos nos tornar ansiosos e descontentes apenas por querermos alguma outra coisa. Jesus libertou Zaqueu da prisão do dinheiro. Zaqueu devolveu o que havia roubado e passou a distribuir suas riquezas entre os necessitados (Lc 19.1-10). Ele foi liberto por Jesus a tempo de encontrar a graça e a salvação.

   Se sua vida gira em torno do dinheiro, se o seu coração está preso e você praticou injustiças, procure libertação. Restitua a quem você prejudicou, distribua o que possui, use os seus bens para a glória de Deus. Entregue o seu coração a Jesus e deixe que ele transforme a sua vida.