terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A PEDAGOGIA DE DEUS


        

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm 8.28)

Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano. (Bíblia Kim James)


 A expressão "todas as coisas", segundo os melhores manuscritos,  é objeto do verbo grego sunergei, indicando que o agente da ação é Deus. Algumas correntes filosóficas, espiritualistas e esotéricas usam esse trecho da Bíblia para sugerir uma espécie de pensamento positivo inconsistente, visto que as leis físicas provam que "as coisas" no universo não estão se organizando ou ficando melhores, mas se desestruturando e falindo. Portanto, "as coisas" não podem produzir qualquer progresso por si mesmas. É Deus quem põe ordem no caos e convoca o ser humano para ser seu companheiro nessa empreitada. (BKJ, p. 2172)


    Daqui poucas horas 2013  fará parte do passado. Foi um ano difícil para muitos de nós, sob vários aspectos. Mas... deixemos de lado os fatos negativos, as perdas ou qualquer situação adversa de que tenhamos sido alvos ao longo do ano, pois geralmente quando não o fazemos, invariavelmente superestimamos os fracassos e subestimamos as conquistas, que são sempre frutos de todo um esforço.

    2013 foi um ano ano de constante aprendizado, tanto no aspecto pessoal, como profissional e também espiritual, e embora o processo desse discipulado não tenha sido claro e, por vezes, ambíguo, o fato é que a pedagogia do Espírito sempre será superior a humana, e seus métodos de nos adestrar e treinar, infinitamente mais eficazes. Com isso corroboram as palavras do profeta Isaías, que, inspirado pelo Espírito, declarou: 

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos (Is 55.8,9).


Mesmo diante do fracasso - se for o caso - procure continuar vendo tudo com otimismo, enfrentando o fracasso não como um desastre pessoal, mas como uma experiência de aprendizado. Seja resiliente ! A mensagem abaixo pode ajudá-lo a entender melhor essa questão:


 "A resiliência é vital para encerrar uma etapa. Ninguém pode terminar bem sem desenvolver a força do caráter, testado durante tempos difíceis. Uma árvore sem um tronco robusto pode cair na primeira tempestade. Líderes destacados caíram, e mais tarde descobriu-se que o cerne do seu caráter era poder. Aqueles que permanecem firmes no fim são os que enfrentaram tempestades e desenvolveram a resiliência.
Um líder assim é Samuel. Em sua função como sacerdote perante o povo, ele experimentou um desapontamento atrás do outro. As decepções poderiam tê-lo tornado cínico. Seu mentor, Eli, o decepcionou. Seus próprios filhos o decepcionaram. O povo que liderava o decepcionou. Seu pupilo, Saul, o decepcionou também. Como Samuel conseguiu navegar através das decepções sem afundar, vítima do desencanto? Como ele pode manter-se no curso, quando tantos próximos a ele falharam em viver de acordo com as expectativas?"    (WONG, 2006 p.92)

Gostaria de desejar a todos um Feliz e Próspero 2014. Que a esperança num novo amanhecer renasça em cada coração, todos os dias desse novo ano. Que o Senhor vos abençoe em Cristo!


                           
                           A VITÓRIA É NOSSA PELO SANGUE DE JESUS !!