domingo, 24 de julho de 2011

SERÁ QUE ESTOU VENDO DEMAIS ?

















Vejo pessoas, tratadas como objetos, coisas, códigos de barras e números; que entram e saem sem serem notadas, consideradas, reconhecidas, valorizadas; pessoas de fibra, de caráter, de personalidade forte, julgadas pela  cor de seu uniforme,  por aquilo que possuem e não por aquilo que são; injustiças e escândalos por toda parte; violência no campo e na cidade; corrupção na política, nas instituições, no governo, e quem diria, até na Igreja!

Vejo o descaso das autoridades com as necessidades da população, a discriminação contra pobres, deficientes, negros, índios, crianças, mulheres e homossexuais. Seres humanos, tratados como animais! É a sociedade pós-moderna, com sua filosofia narcisista, relativista, egoístas e ateísta! É o ser humano, tentando viver como se Deus não existisse, como se não houvesse amanhã; como se uma prestação de contas jamais fosse ocorrer. 

Vejo a insensibilidade, a hipocrisia e a falta de verdade entre as pessoas, famílias,  colegas de trabalho, líderes políticos, empresários e religiosos; um mundo onde, tirar a vida de um ser humano ou de um animal é a mesma coisa! É a banalização da vida. Mata-se por um par de tênis; por não se ter dinheiro para entregar ao bandido; dentro de casa, no trabalho, no trânsito, na igreja. Em qualquer lugar.

Vejo a inversão de valores na sociedade. O que era errado passou a ser certo e o certo, errado. O ridículo virou moda, o comportado e recatado, antiquado. Não há mais verdades absolutas, afirmam os relativistas; os limites aos poucos são removidos, tabus são quebrados É a permissividade dominando as pessoas. Como resultado, observa-se o aumento da delinquência juvenil, do consumo de drogas, de crimes hediondos cometidos por jovens de classe média-alta , como estupros, sequestros, etc.

Vejo a superficialidade e a falsidade nos relacionamentos humanos, especialmente no ambiente familiar. Homens e mulheres, entrando e saindo do matrimônio como se este nada significasse. Abandonam filhos, deixam tudo para trás, a fim de continuarem vivendo sua vida louca, egoísta e irresponsável. 

Vejo a tentativa de algumas minorias, de desconstruir a família - célula máter da sociedade - aplaudindo a união afetiva entre pessoas do mesmo sexo, homem com homem, e mulher com mulher. São os "armários", abrindo suas portas para todo tipo de libertinagem; a insensatez e a rebeldia de muitos filhos, que desprezam, desonram e até matam seus progenitores. Alguns por pura maldade, já outros, pasmem, por puro desejo de usurpar os bens e a herança conquistada por eles ao longo da vida; o desamor e o desespero de mães, que mal dão à luz a filhos e os entregam à própria sorte, em calçadas, portas de prédios, esquinas, rios ou em latas de lixo, como algo de que querem se livrar.

Vejo notícias sobre catástrofes naturais: tsunamis, terremotos, vulcões, maremotos, fome, peste, reino contra reino, nação contra nação; o surgimento de epidemias e doenças no mundo, matando inocentes, forçando os órgãos de saúde a responder à altura.

Vejo a fragilidade dos governos, cada vez mais incapazes de dar respostas coerentes à população; de resolver questões triviais.  As nações pedem apenas  um homem, um governante mundial, que resolva todos os problemas, políticos e financeiros. O espírito dessa pessoa já está no mundo, embora ela ainda não tenha se manifestado. É o Anticristo!!

Vejo  o crescimento de seitas e igrejas, algumas, comprometidas com o genuíno Evangelho de Jesus Cristo e a assistência social. Já outras, mais preocupadas em defender uma bandeira, uma ideologia. A prioridade passou a ser o próprio reino, em detrimento do Reino de Deus. 

Vejo rostos de todos os tipos: homens cabeludos, de brinco, tatuagem e piercing por todo o corpo, jovens, adultos, casados ou não; mulheres de cabelo curto feito homem, jovens, de meia idade e de mais idade, homens e mulheres,  brancas, negras, altas, baixas, gordas, esbeltas; uns falando alto, outras, baixo. 

Vejo a  ênfase dada pela  mídia, a temas como "casamento gay", homofobia,  corrupção na política, o aquecimento global, efeito estufa, meio ambiente, preservação dos animais, florestas e rios, mas deixam fora da pauta o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus e que, segundo a definição da Organização Mundial da Saúde - OMS, é um ser biopsicosócioculturalespiritual. Isto é, um ser distinto das outras criaturas.

 o aumento crescente do número de  adolescentes grávidas no país, tendo estas que deixar os estudos e, na maioria das vezes, contar apenas com o auxílio dos pais - quando estes as aceitam e as recebem em casa - na criação do bebê, já que o namorado/companheiro nem sempre assume a paternidade. São mães e pais solteiras(os), tendo que arcar com a responsabilidade de seus atos.

... prisões, penitenciárias, delegacias, cadeias públicas e centros de ressocialização de menores abarrotadas de homens e mulheres, vivendo em condições sub-humanas. Locais que deveriam abrigar trinta pessoas, por exemplo, mantêm cento e vinte e onde se proliferam as doenças como a AIDS, tuberculose, pneumonia, Hepatite, entre outras. O Estado não consegue construir novas unidades prisionais para atender a demanda, tornando utópica a recuperação dos preso e inevitáveis os motins e as fugas.

... o avanço da Ciência e da tecnologia, facilitando e ao mesmo tempo criando polêmicas, conflitos em torno do que é ético e do que não é. A TV e a INTERNET, com suas redes sociais, estão no topo, controlando as pessoas, mantendo-as confinadas em suas casas e em Lan Houses.
... no mundo científico, o uso de células troncos, a clonagem de animais e até a pretensão da clonagem humana; inseminação artificial e o uso de embriões, aquecendo o debate entre Ciência e Religião; É o homem brincando com coisa séria, brincando de ser DEUS!

...as tentativas frustradas das Nações Unidas – ONU, de promover a Paz entre as nações, especialmente entre palestinos e judeus. Desconhecem que a verdadeira guerra é aquela que se desenvolve no interior do ser humano, e que exterioriza-se por meio de atos extremos contra o semehante.

... a fome assolando as nações. São mais de 900 milhões de pessoas famintas em todo o mundo, enquanto os países ricos, juntos, produzem o suficiente para alimentar cerca de 11,5 bi em todo o mundo, sendo a população mundial  de apenas 6,5 bi. O que está errado? A distribuição é mal feita. Enquanto uns poucos "privilegiados" têm de sobra, a maioria esmagadora passa necessidades. Poderia ser diferente!

... adolescentes e jovens, em idade de trabalhar, perambulando o dia todo pelas ruas e praças da cidade, em más companhias, usando drogas, cometendo delitos, arrombando casas, roubando carros, invadindo quintais e pulando muros. Perseguidos pela polícia, correm desesperadamente. 

...crianças fora de casa, pedindo esmola nas ruas e praças, pedindo comida, um pedaço de pão; outras fumando e cheirando cola, ingerindo bebida alcoólica e substâncias tóxicas,  aprendendo desde cedo o caminho do crime; sem futuro, fora da escola, perdendo a saúde e a infância, tendo a vida abreviada.

... o Estado assumindo  o encargo de cuidar dos filhos enquanto os pais trabalham. A mulher, outrora, dedicada a tão nobre missão, vê-se “forçada” a deixar sua prole nas creches e escolas, para trabalhar e ajudar nas despesas da casa. Já outras, ocupam o papel de “chefe da família”, em lugar do homem. São viúvas e divorciadas, sustentando-se e sustentando os filhos, oriundos dessas uniões. Papéis invertidos, transformações na sociedade, cujo ônus o futuro se encarregará de cobrar.


... o conflito entre os poderes; a Constituição sendo desrespeitada por quem deveria cumprí-la; projetos de lei cujo teor atenta contra a liberdade de expressão e de consciência, contra a célula máter da sociedade: a família.


... uma minoria engajada numa causa inglória, pedindo a aprovação de leis que contrariam o conceito natural de família, exarado nas Escrituras Sagradas e exposto no Art.226 Inc. 3º, da Constituição Federal, como a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Mas não há o que  comemorarem porque, diante do Criador tal decisão dos homens jamais alterará seu plano original.


Vejo as pessoas cada vez mais despidas de características como capacidade de amar, considerar e respeitar o direito do próximo, enclausurando-se dentro de si mesmas, de seus conceitos e preconceitos, fechadas em seu "mundo" particular. É o egoísmo sob todas as formas.


Mas apesar de tudo isso, ainda há uma esperança para o mundo perdido, uma luz no fim do túnel: Essa esperança é JESUS, que espera que o ser humano arrependa-se dos seus pecados e o aceite como Salvador e Senhor de suas vidas. Só assim o mundo poderá tornar-se melhor.




"Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça". ARA