sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A ORAÇÃO DO " PAI NOSSO " Parte 6


"..O pão nosso de cada dia dá-nos hoje”

   O pão é, sem dúvida, um alimento universal, conhecido e consumido nas mais diversas culturas desde os tempos mais remotos. É sinônimo de vida e, portanto, indispensável à sobrevivência humana.
É comum a preocupação com a provisão daquilo que atende nossas necessidades básicas. As pessoas em geral, abastecem suas despensas de modo a não se preocuparem com o futuro. Querem  sentir-ser seguras.
Parece pouco: só para o dia de hoje? Toda a nossa experiência parece contradizer essa prece de Jesus. Armazenar bens e alimentos, garantir a vida da gente amanhã e no ano que vem empatar capital que renda juros daqui a cinco anos parece coisa embutida na natureza humana.
Ser previdente é salutar e necessário, e o Senhor Jesus de modo algum invalidou esta iniciativa ou, desestimulou sua prática. No entanto, quis ensinar que  a preocupação excessiva com essas coisas, poderia nos levar a ansiedade e, causar-nos problemas, que Ele preferiria evitar. 
Convivemos, diariamente com questões como: compras no supermercado, ida ao trabalho, questões políticas, econômicas e sociais do país. É o pão nosso de cada dia. Entretanto é necessário confiar na providência divina, no cuidado do Pai. Ele é capaz de dar, a cada dia o pão, na hora e na quantidade certa.
    Peçamos a Deus que nos dê o necessário para hoje, deixando o amanhã por conta dele.
Parece-nos um tanto improvável que as pessoas estejam dispostas a isso, hoje em dia, quando o apelo ao consumismo é cada vez mais agressivo, mesmo assim a orientação de Jesus em Mateus 6.33 permanece válida: “..mas buscai primeiramente o reino de Deus e a sai justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas”. Essas palavras do Mestre mostram que embora a ansiedade e a solicitude pelas coisas materiais sejam inerentes ao ser humano, devemos priorizar o reino de Deus e a sua justiça.