sábado, 1 de janeiro de 2011

FAMÍLIA, TRABALHO E IGREJA

Quero iniciar 2011 refletindo sobre um assunto que considero da mais alta relevância: A Família. Para tanto, apresento um texto de Gilson Pifano, em que a Família o Trabalho e a Igreja são colocados em paralelo, levando-nos a considerar a importância de se buscar um equilíbrio entre elas. Qual tem sido sua prioridade?

Estudando a Bíblia, podemos perceber que Trabalho, família e Igreja são assuntos tratados exaustivamente pelos escritores sagrados.

Antes de tratarmos do assunto, devemos desenvolver a idéia de que Deus deve ocupar o lugar central do nosso viver. Isto quer dizer que Ele deve ser o Senhor das nossas prioridades. Vivendo sob essa perspectiva, não haverá conflito entre nossa vida profissional, familiar e eclesiástica.

Feita essa colocação preliminar, devemos ter bem claros alguns conceitos teológicos importantes para nossa reflexão, para depois enumerarmos três princípios básicos e práticos para a nossa vida conjugal:

Em primeiro lugar, o trabalho não é fruto do pecado. Antes da queda, Deus já tinha determinado ao homem lavrar e guardar o jardim do Éden (Gn 2.15). Jesus afirmou que Deus, o Pai, trabalha (Jo 5.17) Paulo  advertiu aos crentes a que trabalhassem (2Ts 3.10).

Quanto ao casamento e à família, estas instituições também foram criadas por Deus (Gn 1.26-28; 2.18-24). Os propósitos divinos para a família são: propagar a raça; prover íntima comunhão e amor recíproco (Gn 2.18-24); preservar a criatura humana da paixão sexual (1Co 7.2,9).

Em relação à igreja, sabemos que a mesma foi criada por Jesus (Mt 16.18) e tem como objetivo adorar a Deus e difundir a mensagem do evangelho, além de ser instrumento de comunhão e crescimento espiritual dos crentes em Cristo Jesus.

À luz dessas afirmações, alguns conselhos práticos para que vivamos uma harmonia entre as três áreas estudadas:

- Veja o seu trabalho como lugar de realização da vontade de Deus e expressão de amor ao próximo. Embora o lucro e o salário sejam importantes, o propósito primário do trabalho é o atendimento de necessidades reais.

- Procure mostrar ao seu cônjuge e família, não somente na teoria, que a despeito da importância da sua vida profissional, você  os  ama, dedicando-lhes tempo para se divertir, passear e fazer inúmeras atividades inesquecíveis juntos.

- Envolva a família no trabalho da sua igreja. Mas, atenção! Não deixe que a igreja ‘roube’ o tempo destinado à sua família. Procure não ocupar cargos em demasia. Não fale mal de sua igreja ou dos líderes no ambiente familiar. 

Por outro lado, a igreja deve estar atenta para não ter tantas atividades semanais que dificultem os casais e famílias no cultivo das tradições familiares, que são tão importantes para o fortalecimento do casamento e da própria família.