sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

TEOLOGIA E SAÚDE

Como os conceitos de teologia e saúde se relacionam?
O que é Teologia?



Resumidamente podemos dizer que Teologia é reflexão sobre Deus, a partir dele próprio. É uma tentativa humana de compreensão daquilo que é mistério, é fala, é prática, é ciência, é sabedoria. Theós = Deus  e logos = discurso, estudo.
O que é Saúde? 
Atualmente, tanto saúde como doença têm sido compreendidas como fenômenos complexos e multi determinados, que envolvem: cultura individual, situação econômica, modo de vida, nível de implicação do indivíduo, capacidade de resiliência, motivações, interesses, espiritualidade e rede de apoio.
“Um estado de completo bem estar: físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.” Definição da Organização Mundial da saúde – OMS.
O processo de saúde é um processo histórico e cultural, como tantos outros processos sociais. O conceito de saúde e doença pode mudar conforme o tempo e as culturas.
A importância dimensão da espiritualidade nos processos de saúde como atividade fundamental na atualidade, partindo de uma concepção de ser humano integral e de saúde integral.
Teologia e saúde interligam-se na proporção em que ambas, em algum momento, irão referir-se ao ser humano. A Teologia vai tratar da relação entre Deus e este ser humano, vai tocar nas questões ligadas à dimensão espiritual e existencial deste, vai tratar das questões da fé e do sentido da vida.
Também a saúde é uma categoria fundamental, ao se pensar em ser humano. Mas, quando tocamos no assunto do ser humano, é preciso entender que tratamos de complexidade, de um ser multidimensional, do qual uma destas dimensões é justamente a dimensão espiritual(dimensão esta que toca o campo da teologia).
A relação entre a saúde e diversas instituições humanas

Considerando a complexidade e multidimensionalidade da constituição do ser humano, o teólogo Paul Tillich chama a atenção para a necessidade de uma abordagem multidimensional da pessoa nas intervenções visando a cura. Compreendendo a pessoa como um ser humano “sócio-histórico-cultural” entende-se que todas estão ligadas a diferentes instituições sociais. Algumas das instituições sociais mais básicas que afetam o processo de saúde e adoecimento de uma pessoa são: família – escola – igreja – local de trabalho. Todas estas instituições influenciam neste processo por meio da educação e de sua influência na estruturação da personalidade/identidade do indivíduo. Através da linguagem, comunicação, interação entre as pessoas, afetividade, expressividade, emoções, construção de conhecimentos, valores etc, a cultura vai sendo transmitida e atualizada, os hábitos vão sendo formados e reforçados, as identidades vão sendo construídas e as personalidades vão sendo  moldadas.

Tais instituições têm um papel fundamental na construção de seres humanos ativos e criativos, ou passivos e reprodutivos, em sua atuação na sociedade, e em relação ao seu próprio processo de saúde e adoecimento.