sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

NATAL NÃO É COMEMORAÇÃO SÓ DOS CRISTÃOS

5/12/2010 às 00:00:00 - Atualizado em 25/12/2010 às 00:38:03Daniel Caron
Presépio da Igreja Perpétuo Socorro, em Curitiba: tradição antiga.
O Natal é uma data comemorada em todo o mundo, em que as pessoas refletem sobre o nascimento de Jesus e questões ligadas à solidariedade, fraternidade, paz e conquistas pessoais. Em muitos países, nesta época do ano, existem tradições em comum, como enfeitar árvores, decorar a casa e promover encontros de família e entre amigos. Porém, dependendo da religião de cada grupo de pessoas, existem costumes e celebrações específicas, que refletem um pouco sobre a fé de cada um.
o budismo, comemorações costumam acontecer em outra época.

Católica

Na Igreja Católica, a preparação para o Natal tem início quatro domingos antes do dia 25 de dezembro, no chamado domingo de advento, quando tem início o ano litúrgico. Até o Natal, ficam presentes nas igrejas coroas do advento e é acesa uma vela de cor diferente a cada domingo, em sinal de que se aproxima o dia do nascimento do filho de Deus.

No dia 24 de dezembro, é costume celebrar a Missa do Galo. Tradicionalmente, a missa é realizada à meia-noite. Porém, em muitas paróquias, ela é celebrada mais cedo para que, posteriormente, os católicos possam participar de ceias e confraternizações em família.

"As reuniões de família são consideradas muito importantes. A troca de presentes, por exemplo, deve ser encarada como símbolo de doação, entrega e solidariedade", comenta o reitor do Santuário do Perpétuo Socorro, em Curitiba, padre Celso Vieira da Cruz.

Na missa do dia 24 e nas que ocorrem no dia 25, é comum que sejam cantadas músicas natalinas e realizadas encenações do nascimento de Jesus. As igrejas também costumam ser decoradas com presépios, luzes coloridas e pinheirinhos, assim como acontece na casa da maioria dos católicos.

Islâmica

No mundo islâmico, o Natal não é comemorado como no mundo cristão. Porém, é tido como uma data muito importante e respeitada. "Para nós, Jesus é um dos cinco profetas mais respeitados da humanidade, tido como salvador", declara o presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná, Jamil Ibrahim Iskandar.

No Brasil, muitos integrantes da comunidade islâmica aderiram a costumes como montar árvore natalina e se reunir em jantares e almoços de confraternização. Alguns, neste período do ano, também buscam ajudar com mais intensidade pessoas carentes e necessitadas.

Espírita

A religião espírita não tem ritos. Por isso, não existe nenhum ritual praticado pelos espíritas na véspera e no dia de Natal. Entretanto, assim como ocorre na religião católica, muitas pessoas passam a data ao lado de familiares e amigos, em eventos de confraternização.

"Entendemos o Natal como a comemoração pela vinda de um espírito que trouxe até nós um novo entendimento de uma lei que já existia, que era a do olho por olho. Este espírito trouxe uma mensagem de amor e sobre uma nova forma de tratamento do próximo", informa o gerente da Federação Espírita do Paraná, Marco Antônio Negrão. "Acreditamos que o Natal é um momento muito importante para a humanidade, pois todo mundo é tocado pelo sentimento fraterno".

Budista

Os budistas não comemoram o nascimento de Jesus, mas sim o de Buda. Assim, o Natal budista acontece em abril ou maio. "Na filosofia budista, todos nós somos Buda. Todos temos natureza de Buda, que se expressa através de qualidades positivas", afirma o presidente de honra do Centro de Estudos Budistas Bodisatva de Curitiba, Bruno Davanzo.

Uma das tradições budistas é dar banho no Buda Menino. No período festivo, as pessoas costumam banhar a imagem de Buda com chá adocicado. Acreditam que a atitude traz prosperidade, sendo realizada como forma de remover as impurezas e os obscurecimentos da mente.

Evangélica

Na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, são tradicionais as cantatas de Natal, realizadas nos dias 24 e 25, através de louvores, orações e mesmo dramatizações. "Comemoramos o Natal de forma pentecostal e não com volúpia, como muitas vezes a data é colocada pela mídia. É um momento de reflexão sobre o nascimento de Cristo, de agradecimento pelo que foi conquistado durante o ano e de renovação do compromisso com a palavra de Deus", explica o presbítero da Igreja, Neir Moreira da Silva.

As celebrações familiares e entre amigos também são estimuladas, mas desde que sejam realizadas com equilíbrio. Integrantes da Assembleia de Deus não aprovam, por exemplo, a ingestão de bebidas alcoólicas durante e fora do período de festa. As igrejas e casas costumam ser decoradas com luzes coloridas. Porém, a árvore de Natal, embora não seja proibida, não costuma ser muito utilizada, pois não é considerada bíblica.

Judaica

O Natal não existe dentro do calendário judaico. Por isso, a data não é comemorada pelos judeus. "Para nós, Jesus é somente um mestre. Uma personagem que estudamos, mas que não consideramos como o Messias. Em função disso, não comemoramos seu nascimento", diz o rabino da Comunidade Israelita do Paraná, Pablo Berman.

Devido ao grande apelo natalino existente nesta época, os judeus não são proibidos de participar de reuniões e encontros festivos com amigos e familiares de outras religiões. Entretanto, para eles, o mais importante é a festividade das luzes, chamada Chanuka.

"Muitas vezes, a festividade das luzes coincide com o Natal. Este ano, ela já aconteceu, entre os últimos dias 2 e 9. Comemoramos um acontecimento histórico, que é a reinauguração do templo de Jerusalém (ocorrida no ano 165 a.C, pelo calendário cristão), após uma guerra contra o Império Grego. São oito dias de festividades, quando acendemos uma vela por dia e temos o costume de realizar refeições com pratos preparados com azeites. Também presenteamos as crianças".


Fonte: paranaonline.com.br

OS DEZ MANDAMENTOS DE MAQUIAVEL

 
Introdução

Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527.


Aos 29 anos de idade, ingressou na vida política, exercendo o cargo de secretário da Segunda Chancelaria da República de Florença. Porém, com a restauração da família Médici ao poder, Maquiavel foi afastado da vida pública. Nesta época, passou a dedicar seu tempo e conhecimentos para a produção de obras de análise política e social.

Em 1513, escreveu sua obra mais importante e famosa “O Príncipe”. Nesta obra, Maquiavel aconselha os governantes como governar e manter o poder absoluto, mesmo que tenha que usar a força militar e fazer inimigos. Esta obra, que tentava resgatar o sentimento cívico do povo italiano, situava-se dentro do contexto do ideal de unificação italiana.  


Entre os anos de 1517 e 1520, escreveu “A arte da guerra”, um dos livros menos lidos do autor. Em 1520, Maquiavel foi indicado como o principal historiador de Florença.

Nos “Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio”, de 1513 a 1521, Maquiavel defende a forma de governo republicana com uma constituição mista, de acordo com o modelo da República de Roma Antiga. Defende também a necessidade de uma cultura política sem corrupção, pautada por princípios morais e éticos.

O termo “maquiavélico”
 
Em função das idéias defendidas no livro “O Príncipe”, o termo “maquiavélico” passou a ser usado para aquelas pessoas que praticam atos desleais (até mesmo violentos) para obter vantagens, manipulando as pessoas. Este termo é injustamento atribuído a Maquiavel, pois este sempre defendeu a ética na política.
 Frases de Maquiavel

"Os homens ofendem mais aos que amam do que aos que temem." 


- "O desejo de conquista é algo natural e comum; aqueles que obtêm sucesso na conquista são sempre louvados, e jamais censurados; os que não têm condições de conquistar, mas querem fazê-lo a qualquer custo, cometem um erro que merece ser recriminado."

"Nada faz o homem morrer tão contente quanto o recordar-se de que nunca ofendeu ninguém, mas, antes, ajudou a todos." 


- "Quem do prazer se priva e vive entre tormentos e fadigas, do mundo não conhece os enganos." 

- "Todos os profetas armados venceram, e os desarmados foram destruídos." 

- "A ambição é uma paixão tão forte no coração do ser humano, que, mesmo que galguemos as mais altas posições, nunca nos sentimos satisfeitos." 

- "Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição." 

- "O homem que tenta ser bondoso todo tempo está fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons." 

- "O homem esquece de forma mais fácil a morte do pai do que a perda do patrimônio". 

- "Na política, os aliados atuais são os inimigos de amanhã."

 Fonte:  http://www.suapesquisa.com/biografias/maquiavel.htm
     
Em 2008, quando cursava a faculdade de teologia, recebi de meu professor a incumbência de apresentar um trabalho, enfocando os Dez Mandamentos de Maquiavel, sendo que, para cada um deles, eu deveria apresentar um versículo bíblico, contestando-o e apresentando o ponto de vista Divino. Foi um trabalho prazeroso, que fez - me acreditar ainda mais que , a Palavra de Deus - a Bíblia, é, de fato, a única regra de fé e prática, que norteia não só os nossos relacionamentos, mas também nosso caráter. Apresento abaixo o resultado obtido.



1-  Zelai apenas pelos vossos interesses. (Maquiavel)

“Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o  que é dos outros.” Fp 2.4. 
  O egoísmo contraria os ensinamentos de Cristo, que sempre pautou sua vida pelo amor ao    próximo e por um tratamento digno e humano com seus semelhantes. Paulo chega a dizer, em 1 Co 13.5, que ...”o amor não se porta inconvenientemente, não busca seus próprios interesses....”

2- Não honreis mais ninguém além de vós. (Maquiavel)

  “Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei.”  1 Pe 2.17.
   A honra é sem dúvida uma demonstração de respeito para como ser humano e o seu Criador.. A Bíblia nos ensina a honrar a Deus, a Jesus Cristo, aos pais, o casamento, às viúvas  que verdadeiramente são viúvas, o corpo, honrar uns aos outros, etc. Honrar é agradar a Deus. 

3- Fazei o mal, mas fingi fazer o bem. (Maquiavel)

 “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.” Rm 12.9.
   O Senhor Jesus, em seu ministério terreno, censurou fortemente os fariseus   pela sua hipocrisia e falta de misericórdia para com os “inocentes” Mt 23.1-34. Deus não olha a aparência do homem, e sim seu coração, e diante dele todas as coisas “estão nuas e patentes”. Hb 4.12,13.

4- Cobiçai e procurai fazer tudo o que puderdes. (Maquiavel)

  “Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento e com  que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Porque o amor  do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”  1 Tm 6.7,10

5- Sede  miseráveis. (Maquiavel)

 “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade....” Cl 3.12.Como eleitos de Deus, segundo a sua presciência, temos o santo dever de representá-lo bem, sobre a terra, visto que também, somos embaixadores de Cristo.

6- Sede brutais. (Maquiavel)

 ...não tornando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, sabendo que para isto fostes chamados, para que, por herança, alcanceis a benção.” 1 Pe 3.9
Se agirmos segundo o mundo, onde estará em nós o amor de Deus? E, se a nossa justiça não exceder à dos escribas e fariseus, de modo nenhum entraremos no reino dos céus. Mt 5.20

7- Lograi o próximo toda vez que puderdes. (Maquiavel)

  “ Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também, antes, vo-lo dissemos e testificamos.” 1 Ts 4.6.
   Zaqueu desenvolveu uma atividade profissional que, com o tempo, lhe rendeu muitos dividendos, e isto em detrimento de outros. Porém, ao receber Jesus em sua casa, teve sua vida transformada, ao ponto de declarar: “Eis aqui, Senhor,dou aos pobres metade dos meus bem; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém,eu lho restituo quadruplicado.” Lc 19.20. Jesus Cristo muda o caráter do homem ainda hoje!

8- Matai os vossos inimigos e, se for necessário, os amigos.   (Maquiavel)

“ Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem...” Mt 5.43
A lei do amor deve sempre prevalecer, ainda que os inimigos se levante. Eles têm, sim, que permanecer vivos para contemplarem a vitória dos servos de Deus.

9- Usai a força invés da bondade, ao tratardes com o próximo. (Maquiavel)

 “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo, bem o fazeis.” Gl 5.14; Tg 2.8.
O uso da força, pelo cristão, não se justifica, pois o “velho homem” já foi crucificado, e agora um novo homem se revela, segundo o espírito, e não segundo a carne.

10- Pensai exclusivamente na guerra. (Maquiavel)

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Fp 4.8
  O pensamento do cristão é permeado pela paz, oriunda do “Principe da Paz, Jesus Cristo, por essa razão, sua mente se ocupa, não de guerra, mas de paz e de tudo o que diz respeito ao Reino de Deus, que é justiça, paz e alegria no Espírito Santo.(Rm 14.17)