sábado, 13 de agosto de 2011

SANSÃO E A IGREJA

  
  Sansão foi um dos juízes escolhidos por Deus para libertar o povo de Israel da opressão em que vivia. Ele reunia vários elementos que lhe deram destaque. Nasceu sob a proteção dos céus. Era nazireu, ou seja, consagrado a Deus de forma especial, o que significava que não podia beber vinho ou bebida forte, comer alimentos considerados impuros e nem cortar o cabelo. Tudo isso, desde o ventre materno. Sansão nasceu com um propósito definido por Deus: Libertar o povo de Israel da opressão dos filisteus. Ele morava às portas do inimigo e possuía uma força impressionante.

  Há uma grande semelhança entre a época de Sansão e os dias de hoje em tempos de violência, crueldade e opressão. Também podemos comparar a vida de Sansão com a igreja e seus altos e baixos na fé.

  Sansão nasceu de forma milagrosa. Seu nascimento foi prometido e abençoado por Deus. Sua mãe não tinha a mais a esperança de ter um filho. Ele também foi dedicado a uma missão especial e deveria levar uma vida diferente. Sua vida trouxe a esperança de liberdade, graça e prosperidade ao povo.


  A Igreja também nasceu milagrosamente. Desde a promessa da vinda de Cristo em Gn 3.15, até o nascimento de Jesus, tudo ocorreu de acordo com a providência divina, E Cristo veio para trazer a liberdade, a salvação a todos.

  Sansão nasceu forte, com a força do Espírito Santo. A Igreja também nasceu forte, com o próprio Filho de Deus. Sansão enfrentou o inimigo com a força de Deus. A Igreja, até hoje, com todo o poder de imperadores, reis e nações, não conseguiu ser apagada da face da terra porque foi comprada pelo sangue do Cordeiro Jesus.

  Sansão demonstrou um poder fenomenal aqui na terra, algo que só podia ser obra do Espírito Santo. A Igreja começou pequena, mas multiplicou-se milagrosa e abundantemente no poder do Espírito Santo.

  Sansão, desde o anúncio do seu nascimento feito pelo anjo, foi consagrado como nazireu, um voto que consistia em não cortar o cabelo nem comer ou beber qualquer coisa que procedesse da uva. O avanço da Igreja da Igreja na terra também depende da dedicação e obediência à Palavra de Deus, de vidas submissas ao Senhor e corações quebrantados e fiéis a ele.

  Enquanto Sansão foi fiel ao seu voto, a vitória o coroou. O mesmo ocorre com a Igreja. Quando Sansão aproximou-se do pecado, tropeçou e caiu. Sua fraqueza foi a mulher que o seduziu, como o próprio Satanás seduz a Igreja a desviar-se do caminho certo. Quando Sansão brincou com o pecado, Deus afastou-se dele.

  Em muitos lugares do mundo onde o Cristianismo espalhou-se de forma forte e vibrante, ideias disseminadas  por Satanás, seduziram as pessoas, e elas brincaram com a dúvida e o pecado. Caíram da fé e Deus afastou-se delas. Isso continua acontecendo em muitos países. Igrejas fechadas, educação cientificista são situações que se repetem cada vez mais.

  No final da vida, Sansão arrependeu-se dos seus pecados e pediu misericórdia a Deus, que o abençoou novamente. Sansão morreu vitorioso e nos braços do Senhor.

É exatamente isso que precisamos hoje. Os cristãos precisam voltar-se para Deus em arrependimento. Pedir misericórdia, retomar suas forças  e voltar a lutar pela fé. A Igreja não pode ficar de braços cruzados diante de tantas armadilhas de Satanás: drogas, sexo ilícito, divórcio, jogos, vidas humilhadas e escravas de paixões, violência, corrupção, crueldade e desespero.   A igreja precisa pedir a Deus que derrame poderosamente o seu Espírito Santo para despertar os cristãos para a luta.   Amém!!