quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

1 TIMÓTEO




Considerações gerais sobre Timóteo

Timóteo é um bom exemplo de alguém que foi influenciado por familiares tementes a Deus. Sua mãe, Eunice, e sua avó Lóide, eram crentes judias que ajudaram em sua formação e promoveram seu crescimento espiritual (2 Tm 1.5; 3.15). Na “segunda geração” cristã mencionada no NT, Timóteo se tornou um aprendiz de Paulo e Pastor da igreja em Éfeso. No papel de um jovem ministro, Timóteo enfrentou todos os tipos de pressões, conflitos e desafios da igreja e da cultura que estava à sua volta. Era de caráter sensível e retraído, e, portanto, inclinado a deixar de afirmar a sua autoridade.  Para aconselhar e encorajar Timóteo, Paulo enviou-lhe esta carta extremamente pessoal.

Data da carta

Paulo escreveu 1 Timóteo cerca de 64 d.C, provavelmente pouco antes de seu último encarceramento romano. Por ter apelado a César, Paulo foi enviado como prisioneiro a Roma (ver Atos 25 – 28). A maioria os estudiosos acredita que Paulo foi libertado aproximadamente em 62 d.C.(possivelmente porque o “estatuto das limitações” havia expirado), e que o apóstolo deve ter viajado nos anos seguintes. Durante esse tempo, ele escreveu 1 Timóteo e Tito. Logo, porém, o imperador Nero iniciou sua campanha para eliminar o Cristianismo. Acredita-se que durante este período Paulo foi novamente encarcerado e finalmente executado.
Durante esse segundo encarceramento romano, Paulo escreveu sua segunda carta a Timóteo. Tito e as duas cartas de Timóteo formam as chamadas “Cartas Pastorais”.

Panorama

“À medida que as igrejas de Cristo aumentaram em número, a questão de ordem, de firmeza na fé, e de disciplina tornou-se importante. No começo, os apóstolos regulavam pessoalmente esses assuntos, mas ao aproximar-se o fim do período apostólico, tornou-se necessário que houvesse uma clara revelação para a direção das igrejas.
Timóteo era um dos companheiros mais íntimos de Paulo. Paulo enviou-o a igreja em Éfeso para deter o falso ensino que ali havia surgido (1.3,4). O gnosticismo (v.4) e o legalismo (vv 5-11), ameaçavam a igreja. Timóteo provavelmente serviu por algum tempo como líder na igreja de Éfeso. Paulo esperava visitá-lo (3.14,15; 4.13), mas enquanto isso, escreveu essa carta para dar a ele instruções práticas sobre o ministério.

 Principais temas Teológicos

A primeira carta de Paulo a Timóteo confirma o relacionamento deles (1.2). Paulo inicia seu conselho paternal, advertindo Timóteo a respeito dos falsos mestres ( 1.3-11) e exortando-o a se apoiar em sua fé em Cristo (1.12-20). A seguir, Paulo examina a adoração pública,        
enfatizando a importância da oração (2.1-7) e da ordem nas reuniões da igreja (2.8-15). Isto leva a uma abordagem acerca das qualificações dos líderes da igreja – presbíteros e diáconos. Neste ponto, Paulo lista critérios específicos para cada ofício (3.1-16).Paulo fala novamente a respeito dos falsos mestres, ensinando Timóteo como reconhecer e responder a eles (4.1-16). Em seguida, dá um conselho prático sobre o cuidado pastoral com os jovens e idosos (5.1,2),viúvas (5.3-16), anciãos (5.17-25) e escravos (6.1,2). Paulo conclui exortando Timóteo a manter seus objetivos (6.3-10), a permanecer firme em sua fé (6.11,12), a viver de modo irrepreensível (6.13-16), e a ministrar fielmente (6.17-21).

Fonte pesquisada:  Bíblia de Aplicação Pessoal – pg 1700

Nenhum comentário:

Postar um comentário